O QUE ESTÁ INCLUSO NA LIMPEZA PÓS-OBRA?


Na limpeza, é possível escolher quais serviços você deseja que o profissional realize, entre eles: limpeza de piso, limpeza de janelas e vidros até onde o braço alcança, limpeza externa de móveis, pias, fogão, limpeza de banheiro, arrumação de camas e roupas expostas, retirada dos lixos, limpeza de parede e teto, limpeza de rejuntes e azulejos, limpeza interior de móveis e armários, limpeza interior da geladeira, limpeza interior do forno, limpeza superficial de tapetes e estofados, retirada dos lixos, limpeza de área externa, remoção de respingos de tinta, remoção de restos de cimento, remoção de resíduos de gesso e outros decorrentes de obra.


Os profissionais de limpeza não realizam remoção de caliça da obra, lavagem de tapetes grandes e estofados, limpeza interna de piscina e serviços de jardinagem. Também não podem utilizar produtos abrasivos como ácidos e outros. Para limpeza em alturas, só estão aptos a realizar a limpeza até onde o braço alcança. Para outros serviços em alturas é necessário contratar empresas especializadas, que realizam esse tipo de serviço com utilização dos devidos equipamentos de segurança.


É muito importante lembrar que alguns resíduos de obra como gesso dificilmente são eliminados por completo na primeira limpeza, sendo necessário repetir o processo para que o pó seja gradativamente eliminado.


Note que o rendimento do serviço depende de alguns fatores como: número de horas escolhido, nível de sujidade do local, disponibilização dos produtos, materiais e equipamentos adequados pelo contratante, circulação de pessoas e animais de estimação durante o período de realização do serviço, bem como da agilidade do profissional escolhido. 


Para locais maiores ou maior volume de trabalho, é necessário estabelecer prioridades, sendo que o profissional realizará o que é possível dentro da carga horária contratada.


Estão incluídos no orçamento de todos os profissionais de limpeza os valores referentes a alimentação e passagens de ida e volta.